Sabe, mãe, hoje acordei desanimado, acho que as coisas estão acontecendo muito rápido, não estou vendo o tempo passar, eu queria uma palavra sua.
“Venha, meu filho, deixa eu te abraçar, preste muita atenção naquilo que vou te falar: Vivemos em um mundo corrido onde valorizamos somente as vitórias e os prêmios são entregues aos vencedores, com isso deixamos de valorizar as pequenas coisas, os pequenos gestos que são os que ficam realmente em nossa memória.
Eu queria nesta noite te propor que você fizesse tudo como se fosse pela primeira vez: Aos casais, não importa a idade, olhem as estrelas, o luar, façam juras de amor, se beijem, toquem as mãos, sintam a mesma emoção… Mas tem um segredo: façam tudo isso como se fosse pela primeira vez. Nunca perca o romantismo, abra a porta do carro para ela entrar, mande flores, escreva cartas de amor, deixe bilhetes apaixonados, seja menos critico, faça mais elogios, de mais abraços, mais beijos… Mas tem um segredo: façam tudo isso como se fosse pela primeira vez.
Faça almoço num domingo, enfeite a mesa, surpreenda com um jantar a luz de velas, não precisa ser num restaurante fino, talvez seja melhor na sala da sua casa, se der vontade peça para dançar, coloque uma música calma, talvez aquela que vocês se conheceram, ou que marcou no tempo de namoro, sussurre no ouvido que você nunca vai deixar de amar… Mas tem um segredo: façam tudo isso como se fosse pela primeira vez.
Pai, pegue seu filho, se for pequeno ensine a engatinhar, bater palminhas, carregue no colo, fale que ela é a princesinha, que ele é lindo, muito bonito, parecido com o pai, dê as mãos ensine a andar, se emocione com os primeiros passos, e quando correr para os seus braços de um abraço, mas que seja muito gostoso… Mas tem um segredo: façam tudo isso como se fosse pela primeira vez.
Leve-o para a escola, vá ver a classe, a carteira que ele senta, se der vontade sente por alguns minutos, conheça os professores, converse com eles sobre as dificuldades e as facilidades do seu filho, talvez você vá se surpreender e se emocionar. Nunca falte as reuniões, acompanhe os boletins, talvez ele esteja precisando da sua ajuda, faça por amor sem reclamar… Mas tem um segredo: façam tudo isso como se fosse pela primeira vez.
Tome chuva, sinta o cheiro do mato molhado, pare para ver o arco-íris, um eclipse, suba com seu filho em uma montanha para ver o pôr do sol, faça pipas, jogue bolinhas de gude, se lambuze com o sorvete, chute bola, vá pescar, faça um piquenique nem que for para brigar com as formigas, sorria, tire muitas fotos, coloque num lugar bem visível para você sempre se lembrar, abrace, beije seu filho, diga para ele que você sempre vai amá-lo… Mas tem um segredo: façam tudo isso como se fosse pela primeira vez.
Sabe, filho, aí está o segredo de tudo, eu e seu pai já estamos bem velhinhos, carregamos as marcas do tempo, nossos passos já não são tão rápidos, estão bem mais lentos, você já se casou, tem filhos, mas quando te vejo meu coração não resiste: te abraço, te beijo, quero te carregar no colo, mas já não consigo. Me lembro de você pequeno, pés descalços, jogando bola, soltando pipas, correndo contra o vento. Quando te abraço e te beijo, tudo isto vem a mente, você sabe por quê?
TEM UM SEGREDO: MÃE SEMPRE VAI ABRAÇAR UM FILHO “COMO SE FOSSE PELA PRIMEIRA VEZ.”
Airton Borelli 09/05/2004