Esta carta escrevi e li no dia da Formatura da Luciane na UNAERP.
Hoje é um dia muito importante para mim e tenho certeza que é também para toda nossa família.
Quando você nasceu não era muito gordinha, nem muito grande, mas sabíamos que aquele pequeno ser já abrigava um grande coração.
Saiba, filha, que a missão do pai não é fácil, pois reconheço que muitas vezes erro, muitas vezes te desagrado e até te faço chorar, mas creia: erro tentando acertar para que mais tarde não venhas a tropeçar.
Hoje você está vencendo uma etapa, terminando uma jornada, e não queira saber como estou contente, pois sua vitória também é nossa vitória. Você estudou muito, se esforçou demais, e aí está a recompensa: A sua formatura!
Filha, desejo de coração que quando seu nome for anunciado, respire fundo, erga a cabeça, pise firme pois o mais difícil você já fez, que foi conseguir este diploma com muito mérito. Recebê-lo vai ser muito emocionante, porém muito mais fácil.
Tenho certeza que neste momento vai passar por sua mente todos os momentos vividos para chegar até aqui e também sei que estará orgulhosa e tranqüila, pois sabe que fez por merecer.
Deus te deu um grande dom que é aliviar a dor do ser humano, mas quero que leve por toda a vida uma grande lição:
Quando for tirar a dor, não tire só a dor física, mas procure aliviar a alma.
Que nos pequenos passos, nos pequenos gestos, nas grandes decisões, na pequena ou mais importante missão de sua vida, coloque sempre o amor acima de tudo.
Por onde passar semeie flores e com certeza quem vier a seguir sentirá o perfume.
Se encontrar pedras no caminho retire-as, para que quem vier a seguir não tropece.
Se encontrar alguém chorando, pare, procure enxugar as lágrimas.
Se encontrar algum amigo, abrace-o como se fosse a primeira vez.
Desculpe sempre que possível, mas perdoe sempre e nunca pise em ninguém para subir na vida.
Lembre-se sempre: Mais importante que fazer coisas é como as coisas são feitas; mais importante que sorrir é como se sorri; mais importante que viver é como se vive; e muito mais importante que falar de amor é amar.
Com tudo isto tenha certeza que um dia receberá o maior de todos os troféus: O diploma que Deus te preparou. E quando ele te chamar por “filha” e for te entregar, respire fundo, erga a cabeça, pise firme, pois o mais importante você já fez: espalhar amor pelo mundo!
Parabéns, Filha!
E que o Senhor, nosso Deus, te abençoe e te guarde por todo o sempre!
Airton – 27/02/1997